Mostrando postagens com marcador jornalista Diogo Emir. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador jornalista Diogo Emir. Mostrar todas as postagens

19 de ago. de 2013

Revista revela que atuais prefeitos do Maranhão já receberam cerca de R$ 3 bilhões do governo federal só no primeiro semestre

A revista Maranhão Hoje edição de agosto já chegou às bancas neste fim de semana, traz um mapa do Tesouro Nacional sobre as transferências constitucionais pelo governo federal aos municípios maranhense, que ultrapassam os R$ 2,8 bilhões, entre janeiro e junho. São Luís foi o município que mais recebeu: cerca de R$ 248 milhões.
De acordo com a revista, não estão nesta bolada dinheiro de emendas parlamentares, convênios para combate da pobreza, incentivo do turismo etc, tampouco as transferências do governo do estado. Faltou incluir ainda as receitas municipais, com ISS, IPTU, ITBI, Taxa de Iluminação e outros tributos.


Com base nestes dados, dá para concluir que, apesar da reclamação dos atuais gestores, muita coisa já poderia ter sido feita em seus municípios, caso não ficassem apenas lamentando a "herança maldita" deixada pelos antecessores.

Maranhão hoje traz ainda uma reportagem sobre sucessão estadual em que Roseana Sarney sinaliza com a possibilidade de ficar até o fim do governo e aborda também o sucesso do esporte equestre no Maranhão, a falta de visão dos gestores locais para estimular o turismo religioso e muitos outros assuntos.
Maranhão hoje está disponibilizada em quase todas as bancas de São Luís e outras cidades do interior do estado.

Do Blogue do Aquiles Emir.  Confira aqui, via Diogo Emir.
Enviado por Eri Santos CAstro.
Compartilhe.

1 de jul. de 2013

'As suas famílias esperavam suas chegadas e infelizmente não vão chegar nunca mais.' Por Diogor Emir

  • Hoje o dia era para de ser festa para muita gente, afinal a seleção Brasileira foi campeã, a programação cultural da cidade foi muito rica em sua última noite, um mês acabou e logo vem outro, enfim. Porém para três famílias especificamente e acredito que outras dezenas também, o último dia do mês de junho foi de tragédia. Eu por exemplo, presenciei uma delas: um advogado dirigindo uma Discovery (carro que custa mais de R$250 mil), matou duas pessoas que vinham em uma moto e atingiu uma Hilux, que estava com uma família inteira voltando para casa, mas esses felizmente só tiveram ferimentos leve.

    E o advogado? O carro dele, equipado com não sei quantos air bags e outros dispositivos de segurança, impediram que ele tivesse qualquer arranhão. Porém, nem por completo ele escapou, foi preso em flagrante pela polícia e conduzido a uma delegacia. Mas com certeza ele não deve passar nenhuma noite, afinal com certeza R$ 5 mil ou até menos com isso, ele terá como desembolsar para ficar livre de uma prisão por conta do ato que cometeu.

    Mas o que mais refletir, não é o advogado, são os jovens que morreram. As suas famílias esperavam suas chegadas e infelizmente não vão chegar nunca mais.

    Me coloquei no lugar deles. Eu voltava pra casa, praticamente no mesmo horário que eles, depois de uma jornada de trabalho. Sou jornalista, sim é verdade, sou acostumado a noticiar fatos tristes, mas nem por isso deixo que as coisas sejam banalizadas de tal formar de pensar que foram "apenas" mais dois.

    E me pergunto, até quando ficaremos presenciando cenas como essas? Quantos vão precisar morrer para que possamos aprender a lição que álcool e direção não combinam? Quanto vale uma vida? Perguntas estas, eu sei, nunca terão respostas, pois infelizmente amanhã vão ocorrer novos casos e infelizmente pode ser eu ou você, ao menos, que tenhamos um papel mais rigoroso na sociedade, não passar a mão na cabeça do filho, amigo ou qualquer pessoa próxima quando pensar em cometer essa combinação maldita.

    Afinal essa mistura, custa muito, custa muitas vidas!