11 de nov. de 2014

Prefeitura alerta sobre a febre chikungunya

Prefeitura promove treinamento contra a febre chikungunya

A coordenadora de Vigilância de Febres Hemorrágicas pela Semus, Maria do Socorro da Silva, dirige treinamento de agentes de saúde. ALERTA TOTAL
 A Prefeitura de São Luís, através da Secretaria de Saúde (Semus), iniciou nesta segunda-feira (10) o treinamento preventivo de agentes de saúde da rede municipal contra a febre chikungunya. O processo de capacitação será realizado até quinta-feira (13) no auditório do Conselho Regional de Enfermagem (Coren) do Maranhão, no Jardim Renascença, sempre das 8h às 12h.

O treinamento foi iniciado com a exposição da coordenadora de Vigilância de Febres Hemorrágicas pela Semus, Maria do Socorro da Silva. Ela informou que ao longo da capacitação serão realizadas palestras e mesas-redondas para aprofundar o conhecimento sobre o assunto. A coordenadora também ressaltou o caráter preventivo da ação, uma vez que nunca houve registros da doença na capital maranhense.

“Trata-se de uma doença transmitida por dois vetores, sendo um deles o Aedes Aegypti, o mesmo que transmite o vírus da dengue. Por isso, mesmo sem casos da febre chikungunya na capital maranhense, estamos preparando nossos servidores, com o objetivo de minimizar ainda mais as chances da doença na cidade”, frisou Maria do Socorro da Silva.
Dados do Ministério da Saúde revelam que 682 casos da febre chikungunya foram registrados até o momento no Brasil. O foco na ação preventiva também foi destacado pela superintendente de Vigilância Sanitária e Epidemiológica da Semus, Terezinha Lobo. “Com este trabalho, uma determinação direta do prefeito Edivaldo, teremos agentes treinados e que, nas próximas visitas, estarão ainda mais atentos sobre os cuidados a serem tomados para evitar registros dessa febre na cidade”, destacou Terezinha Lobo.
A agente de saúde e supervisora geral do Distrito 1 do Centro, Joana de Fátima Coelho, citou a importância do treinamento. “Trabalho há 17 anos como agente de saúde e é sempre positivo se informar sobre novas doenças e como devemos trabalhar no controle delas, a fim de proteger a população”, disse.

4 comentários:

Anônimo disse...

O melhoir de tudo é a prevenção pq caso essa doença apareça aqui em São Luís os profissionais já estarão capacitados para combater.

Anônimo disse...

Vendo toda essa preocupação da prefeitura em prevenir doenças mesmo aquelas que não há perigo de surto na cidade deixa a populaçao mais despreocupada. Temos também que nos precaver e tomar todos os cuidados em nossa casa.

Poliana disse...

Muito importante esse trabalho de capacitar os agentes e torna-los aptos para prestar seus serviços para as comunidades diante dessa nova epidemia.

Miguel disse...

Bom ver que a prefeitura já está executando medidas preventivas para combater a febre chikungunya.