9 de dez. de 2012

CAFÉ VIANA, DE IMPERATRIZ, SERÁ A PRIMEIRA EMPRESA MARANHENSE A EXPORTAR CAFÉ

Café Viana negocia primeiro lote para exportação e prepara os seus 50 anos




Há meio século no mercado maranhense, parte do Pará e Tocantins, o grupo Café Viana se prepara para comemorar em 2013 seus 50 anos. E as festividades já começam em grande estilo, segundo o diretor executivo do grupo, Leowdson Cunha, a empresa já está negociando o primeiro lote de café para exportação, o que será um marco para ramo no Maranhão, sendo a primeira indústria do Estado a exportar café.

“Estamos finalizando algumas negociações para exportação da marca Viana, ou seja, o café Viana será a primeira indústria do ramo de café do Maranhão que vai exportar produtos, inicialmente para a África, mas está se prevendo também alguma coisa para a América do Sul”, afirma Leowdson Cunha.

O grupo também prepara, em nível de marketing, a campanha promocional para comemorar os 50 anos, e já em andamento campanha de mídia de divulgação do novo nome da empresa que desde o início chama Café Viana e a partir de 2013 passará a se chamar “Viana Alimentos”. Outra novidade, já lançada no mercado, é o café Terra Norte, que é uma segunda marca da empresa, que leva o selo de qualidade Viana, porém com um menor valor agregado e destinado àqueles consumidores que tenham uma renda menor e querem um bom café. “É um produto com menor preço, onde o consumidor com o menor poder aquisitivo pode ter acesso a um bom café”, garante o diretor executivo.

Hoje o Café Viana também oferta outros produtos na área alimentícia, como a linha de condimentos e temperos da marca “Viana”. A empresa, desde 2005, tem uma distribuidora que fornece produtos com exclusividades de grandes marcas nacionais, em todo estado do Maranhão, contabilizando mais de 4.500 clientes ativos e está presente em todo o estado com duas unidades de distribuição, a sede em Imperatriz e a filial em São Luís

INDÚSTRIA – Com um blend inigualável, alta tecnologia e qualidade reconhecida, o Café Viana industrializa cerca de 500mil toneladas/mês de café. A cuidadosa seleção da matéria-prima é um dos segredos da empresa, que tem nos seus produtos o selo de pureza da Associação Brasileira da Indústria de Café – ABIC. No processo de produção e industrialização do café, os grãos chegam de Minas Gerais e Espírito Santo, os principais fornecedores da empresa e do Brasil, são armazenados e logo passam por um processo de torra. Após atingir o ponto certo os grãos seguem para o blend, é nessa mistura que se define o sabor que é característico do Café Viana. Depois de blendado o café segue para o empacotamento.

“É no blend que definimos o sabor do nosso produto, que é o mesmo de ontem, de hoje e de amanhã. Meus concorrentes podem até saber que tipo de grão eu uso e de onde eles vêm, mas não vai saber as porcentagens que estabeleço no blend, é aqui o segredo do café”, afirma o coordenador de produção, Francisco Sousa.

Os principais tipos de grãos usados no processo de fabricação do Café Viana são os do tipo Arábica e o Conilon. Para manter a qualidade e mesmo sabor do café, na fábrica tem uma sala de prova onde toda semana o provador da empresa faz os testes de prova da bebida do café. Segundo o coordenador de produção, além desse teste de prova o primeiro café do dia é feito para os funcionários.

“É meio que um controle de qualidade e de sabor também, porque temos funcionários aqui com 20 anos de empresa e que tomam café todo dia, se eles acharem o gosto diferente eles avisam e a gente já para a produção e corrige a equação no processo de mistura dos grãos tudo para manter a mesma qualidade e o mesmo sabor”, destaca Francisco Sousa.

Atento às mudanças de cultura e de hábitos dos consumidores, o Café Viana sempre investe em qualidade para promover ao consumidor um café que rende mais, com mais sabor e que com um bom preço. Hoje o Café Viana trabalha com os produtos: café torrado e moído tradicional, café vácuo tradicional, café vácuo extra forte, café vácuo premium e cafés solúveis.

Na indústria dos Salgadinhos Quexito o processo também é todo industrializado, a massa do milho é cozinhada em atrito, posteriormente é cortada e segue para o forno para assar. Depois de assada é pulverizada com o sal, aroma e corantes naturais seguindo para o empacotamento. São produzidos por volta de 50 mil pacotes de salgadinhos por dia.

Além do café e dos salgadinhos que são de fabricação própria, a empresa Viana também tem produtos de marca própria, ou seja, são fabricados por empresa parceira e levam a marca Viana. Nessa lista tem a linha de molhos de Pimenta (calabresa, malagueta e cumari), Molhos ( inglês, shoyo, alho e alho com ervas fina) e temperos( completo com pimenta, completo sem pimenta, sal grosso para churrasco e sal temperado para churrasco).
DISTRIBUIDORA – Depois de mais de 40 anos de experiência na área comercial, veio o interesse de explorar melhor o potencial adquirido, e em 2005 a empresa começou a desenvolver um trabalho de distribuição em conjunto e com exclusividade de grandes marcas nacionais, atendendo ao pequeno, médio e grande varejo e o atacado do estado do Maranhão.

Em 2006 foram investidos altos valores para automatizar todos os setores da empresa. Atualmente a equipe de vendas trabalha totalmente automatizada, o que é um diferencial da empresa, e com supervisores e vendedores capacitados e treinados. A empresa tem ainda uma equipe de promotores de vendas que desempenham um trabalho junto aos clientes na reposição e layout dos produtos nas gôndolas. Hoje o grupo Viana é distribuidor exclusivo das empresas M. Dias Branco (massas e biscoitos), Sukest (doces e sucos), Matsuda (alimentação animal), 3M do Brasil, Novita/Crokitos, Nutrimental (alimento infantil), Ourolux (lâmpada), Noblan (chocolate) e Escobel (escovas).

“O desafio maior é a briga de mercado, nós temos de fazer com que os nossos produtos sejam bem expostos para nossos clientes, que a gente conquiste mais espaços, está mais presente, é a questão de pulverizar no cliente. O desafio é colocar em todos os clientes os nossos produtos e fazer com que eles girem, porque assim fideliza a marca e as pessoas deixam de comprar outros produtos para onsumir os nossos”, relata a coordenadora de marketing, Geane Castro. 

  Sugestão de pauta: Ribinha Cunha
Da assessoria ( Alan Milhomem
Enviado por Eri Santos Castro.
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