20 de nov. de 2011

Paradoxo: berço mundial dos indignados, a extrema direita volta na Espanha

 
Eri Castro
 O movimento espontâneo dos indignados, sem projeto real para a sociedade, permite a extrema direita voltar ao poder diante da capitulação histórica da social-democracia. Isso deve servir de exemplo para a Marina, sem partido político e também para o PT.

Berço mundial dos indignados, a sociedade espanhola deu uma esmagadora vitória ao extremismo conservador nas eleições gerais deste domingo, trazendo de volta ao poder o Partido Popular, de Aznar, agora porém ainda mais forte, com uma maioria parlamentar superior a que desfrutou em 2000. A social-democracia foi triturada perdendo 59 cadeiras, enquanto pequenos partidos à esquerda cresceram.

A eleição foi marcada por
32% de abstenções e 28,3 de nulos e brancos . Faz falta no país onde fascismo franquista tem base social. Direita reforçada na Europa

O desinteresse, a indecisão e o elevado absenteísmo fazem deste pleito a síntese de uma Europa esmagada entre a ganância dos mercados e a rendição socialdemocrata ao neoliberalismo. A esperança em um novo ciclo de soberania democrática, como se viu neste domingo, terá que se materializar a partir das ruas. 

 

Nenhum comentário: