29 de ago. de 2011

Tarso Genro presta homenagens pelos 50 anos da Legalidade

O Governo do Estado realiza nesta segunda-feira (29), às 17h, uma cerimônia em homenagem ao cinquentenário do Movimento da Legalidade, no Salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini. O ato, que terá a presença do governador Tarso Genro e demais presidentes de poderes, lembrará a história do movimento de agosto de 1961 que assegurou a posse do vice-presidente João Goulart, após a renúncia do presidente Jânio Quadros.
Além dos pronunciamentos, a solenidade terá o lançamento do portal da legalidade (www.legalidade.rs.gov.br) e do foto-livro "Os 50 anos da Legalidade em Imagens", ambos produzidos pela Secretaria de Comunicação e Inclusão Digital (Secom).

O site, que já está disponível, é uma ferramenta eletrônica que arquiva todo o conteúdo existente e produzido para as atividades especialmente preparadas pelo Governo do Estado. O portal apresenta desde a cronologia dos fatos da época, contados por meio de textos, imagens, vídeos e áudios, como também links que conduzem para páginas com bibliografias e dicas de leitura. A proposta é tornar o site um mecanismo de consulta para os interessados nos acontecimentos históricos relacionados ao período.

O foto-livro, elaborado e editado pela Diretoria de Jornalismo da Secom, apresenta cerca de 100 imagens entre fotografias e reprodução de revistas e jornais da época e seis depoimentos que se misturam contando a história dos 50 anos do movimento.
Jornalistas e historiadores realizaram durante meses pesquisa bibliográfica, e através do acervo fotográfico do Museu da Comunicação Hipólito José da Costa, Museu da Brigada Militar e Agência RBS, selecionaram as melhores imagens fazendo com que o livro se tornasse uma verdadeira viagem a 1961, ano da Legalidade.

O site e o foto-livro integram as atividades preparadas pelo Governo do Estado para marcar os 50 anos do movimento, que incluem ainda a inauguração do Memorial da Legalidade, no dia 5 de setembro, às 14h30min, nos porões do Palácio, onde funcionou a rede da Legalidade, a exposição de totens e o musical, que deverá ocorrer, ao ar livre, nos dias 3 e 4 de setembro.
 
Da assessoria (Texto: Márcia Martins)
Editado por Eri Santos Castro.

Compartilhe.

Nenhum comentário: