Começou a pouco aqui em Brasília a última reunião do Diretório Nacional antes das eleições de 2010. Com a "solução" de Minas, Maranhão será a maior polêmica da pauta. Bira do Pindaré e Manoel da Conceição participam da Reunião que é fechado, apenas os 81 membros da direção têm acesso. Bira foi credenciado como Dirigente já que estava inscrito na chapa nacional da Articulação de Esquerda. Mané como convidado. Monteiro também participa como observador, presidente do Regional.
A CNB fechou questão a favor da intervenção. A Mensagem e Articulação de Esquerda a favor da legitimidade do Encontro que aprovou Flávio. Há uma indefinição sobre os procedimentos no debate. Bira sustentará questões de ordem que antecedem o debate: a) como a decisão do Maranhão não contraria a Diretriz Nacional, vale o questionamento, o PT Nacional poderá mudar a decisão, já que a própria Lei eleitoral só permiti mudar decisões estaduais que são contrárias à diretriz Nacional ?; b) Na possibilidade de mudar a decisão do Maranhão, pode o Nacional aprovar a aliança com o PMDB e, por conseqüência, com o DEM, PTB e PV, fora do arco de aliança da Dilma, portanto, fora da Diretriz nacional ?; c) em havendo a mudança na decisão do Maranhão, pode o Nacional escolher candidatos para a chapa majoritária do PMDB, já que a Resolução do partido determina que deve ser escolhido em Encontro de Definição de Candidaturas, cujo prazo para realização nos estados já expirou em 06 de junho?
A CNB vai tentar aprovar a aliança com o Sarney. Caso a defesa da tese de manutenção da decisão do Encontro for assumida pelas tendências que apóiam este campo, caso de Valter Pomar, Romênio, Àrabe, Magela, etc., são boas as chances da aprovação da legalidade no PT. Há ainda a possibilidade da tal “neutralidade”.
Dutra continua no Plenário da Câmara, onde fez a Vigília durante toda à noite. Agora pela manhã aguarda decisão do Diretório para declarar a greve de fome. No Maranhão, uma comitiva se organiza para se solidarizar em Brasília. O clima é tenso. A imprensa nacional acompanha de perto a reunião. Personalidades como José Dirceu, Marta Suplicy, Eduardo Cardoso, Benedita da Silva estão presentes. Ausências importantes de Aloísio Mercadante e Tarso Genro.
Dilma acaba de chegar e participa da abertura da Reunião. Aclamada, discusará e se retira para outra agenda. Vamos aguardar.
Por Genilson Alves
Enviado por Eri Santos Castro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário