Em Cuba, população tem assegurados os três direitos fundamentais da vida: alimentação, saúde e educação
O teólogo e escritor Frei Beto destacou na manhã desta segunda (04/07) que o momento vivido hoje por Cuba é importantíssimo e requer o enfrentamento de vários desafios, entre eles a desestatização do excessivo paternalismo da estrutura pública.
Para Frei Beto, Cuba precisa aumentar a relação com os países solidários capazes de lhe recapitalizarem, investir na qualificação dos profissionais que vão perder os empregos na estrutura estatal, combater a corrupção, a economia paralela e o narcotráfico, promover a reeducação ideológica da juventude que hoje nasce numa aldeia global, reestruturar o sistema de empregos e eliminar a dupla moeda.
Frei Beto reforçou que é fundamental a nossa solidariedade a esse país, pois apesar das dificuldades, Cuba soube reinventar o socialismo e deveria servir de inspiração para o Brasil. “O maior dom de Deus é a vida e o único país da América Latina onde todos têm esse direito assegurado é Cuba”, disse o Frei, reiterando que 11 milhões de cubanos têm assegurados os três direitos fundamentais: alimentação, saúde e educação de qualidade. “Além disso, eles continuam tirando da própria boca para favorecer outros povos em dificuldade”, concluiu.
Com o sítio pessoal do Frei Beto.
Enviado por Eri Santos Castro.
Compartilhe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário