Têm sido intensas as ações de fortalecimento e oxigenação do Partido dos Trabalhadores no Maranhão. Com a quebra da bipolaridade de disputa interna e a ampliação dos espaços de debate e de crescimento do partido no estado, as movimentações de retorno de antigos filiados e a adesão de novos militantes têm sido cada vez mais freqüentes. Há uma movimentação interna de modernização do partido, que segue a tendência nacional de ampliação dos espaços de interlocução do PT na sociedade e de sustentação à governabilidade do governo Dilma, fortalecendo o projeto de desenvolvimento do Partido dos Trabalhadores no país.
Aqui no Maranhão essa corrente, que tem como um dos representantes o Professor Dimas Salustiano, e que congrega filiados de diversas tendências, tem se organizado através do coletivo UM NOVO PT, que reúne antigos e novos filiados, militantes sociais, sindicais e populares, empresários, profissionais liberais e estudantes, na defesa da construção de um partido forte, amplo e diversificado. Um partido que discuta as políticas macro de desenvolvimento do Estado, interligando-as ao debate nacional, repudiando a cultura arcaica do maniqueísmo político, que não permite o diálogo, o contraditório e o avanço propositivo.
No encontro que aconteceu na manhã de quinta-feira (21), no Palácio Henrique de L´a Roque, o vice-governador Washington Luiz declarou-se satisfeito com essa movimentação interna que só tem a agregar valores ao Partido. Segundo Washington, o surgimento de um coletivo interno de debate como esse, dá novos ares ao PT, a partir do momento em que congrega diversos atores sociais e, sinaliza com a indicação de diversos nomes para a disputa eleitoral de 2012.
Representantes do coletivo, presentes a reunião, destacaram que os quadros que estão se filiando ao PT disputarão importantes prefeituras e vagas nas Câmaras Municipais do Maranhão. Declararam ainda, que essa movimentação é um ato de solidariedade ao vice-governador Washington, que tem sido o maior protagonista desse novo momento pelo qual passa o partido no Estado. Segundo Eri Castro, a atitude de Washington em “abrir as portas do PT para a sociedade” é uma demonstração de que o partido deve estreitar mais os laços de responsabilidade com o povo Maranhense, representando os seus anseios, dentro e fora do governo.
Ao final da visita de cortesia ao vice-governador, o coletivo UM NOVO PT entregou manifesto político que externa a sua visão de construção do partido no estado, reafirmando os valores históricos do PT com a inclusão social e com as políticas de geração de emprego e renda, bem como reafirmou a sua total confiança e crédito nas ações desenvolvidas pelo vice-governador Washington, que tem sido importante interlocutor do governo do Maranhão junto aos movimentos sociais e na coordenação de toda a política social do governo do estado, sob designação da governadora Roseana Sarney.
Vale destacar ainda, que noutro momento, o Professor Dimas Salustiano esteve com o Vice Governador, por convite seu e abono da ficha de filiação pelo Presidente Estadual do PT, apresentar o novo filiado Professor de Educação Física, Desportista e Técnico de Futebol várias vezes campeão maranhense Sandow Feques. E assim o PT vai crescendo e se renovando.
Por Amstrong
Enviado por Patrícia Aguiar.
Compartilhe
Nenhum comentário:
Postar um comentário