29 de nov. de 2010

O que a executiva do PT deliberou na sua reunião de hoje à noite

Acabou há poucos minutos a reunião da Executiva Estadual do PT-MA. Acompanhe os principais lances de um 'jogo de xadrez', longe de terminar.

1-A Comissão Estadual para discutir com o DN sobre participação
  do PT maranhenses no governo Dilma
Foi constituida uma comissão de sete pessoas que discutirá com o Diretório Nacional do PT, a participação dos petistas maranhenses no governo federal. Veja os seus membros e os respectivos grupos que os indicou: Raimundo Monteiro ( Grupo Washington#Pró-Roseana), Augusto Lobato ( Mensagem ao Partido- o próprio# Independente), Joab Jeremeias (Grupo Rodrigo Comerciário#Pró-Roseana), Márcio Jardim ( Grupo do Bira#Independente), Mundico Teixeira (Grupo Fransuíla#Pró-Rosena), Dutra de Caxias (Grupo Dutra#Independente) e Edmilson Carneiro (Grupo Zé Antônio Heluy).
 
A tendência é a unidade de ação entre Lobato, que tem interlocuções com José Eduardo Cardoso, Jardim e Dutra. Os grupos de Joab e Carneiro atuam juntos, inclusive no plano estadual. E por último Monteiro e Mundico, que embora tenha visibilidade própria, atuariam em conjunto.

2-A Comissão para discutir a participação no governo Roseana Sarney
A comissão de negociação com a equipe de transição do governo de Roseana Sarney é composta apenas pelos grupos que apoiaram a governadora, quais sejam: Joab (grupo Rodrigo Comerciário), Edmilson Carneiro ( grupo Zé Antônio Heluy), Mundico Teixeira ( grupo Fransuíla) e  o quarto nome ficou em aberto, pois no grupo do vice-governador ainda não há concenso que seria esse nome.

Joab e Carneiro irão apresentar os nomes de Rodrigo  para Secretaria de Esportes e o próprio Carneiro para Caema. mundico trabalha com a tese de manter o território conquistado, ou seja, o segundo escalão na Educação. Todos acham que o vice-governador eleito Washington já está contemplado. Entretanto, o grupo do Washington não pensa asssim, quer o comando da Educação. Mas, como diz o ditado 'quem não faz, leva'. Na verdade, estão demorando muito para definir o nome para a pasta, o que pode levar a governadora nomear uma pessoa fora no ninho petista, será se não é isso que ela quer?

3-Sobre a filiação de Luís Fernando ao PT
Sobre a filiação de Luís Fernando não há nem concenso no grupo de Washington. Por tratar-se de uma pessoa pública, o prefeito de São José de Ribamar, tem que ser aprovado pelo Diretório Estadual, onde a maioria absoluta é contra. Do contrário da afirmação do jornalista Marco D'erça, em seu Blogue, não fui eu quem  a primeira notícia sobre a entrada de LFernando no PT, apenas repercutir matéria do jornalista Flanklin Douglas, publicada na sua página na internet.

4-Sobre a demissão do profº Ancelmo Raposa da Educação
O ex-secretário Ancelmo Raposo queria fazer uma intervenção, na reunião, sobre a sua demissão na Secretaria de Educação. Não houve concenso sobre a sua fala, nem entre os próprios agrupamentos petistas que apoiam o governo Roseana. Os independentes propuseram, sendo acatado por todos os membros da Executiva, que o primeiro ponto de pauta, da  reunião do Diretório Estadual, marcada para o próximo dia 19, será a essa questão.

Enviado por Eri Santos Castro

Nenhum comentário: