25 de mai. de 2010

Mais um golpe no Maranhão?

José Sarney não estava presente na sessão do Senado que aprovou por unanimidade o projeto Ficha Limpa. Quando o Senado aprova algo por unanimidade e, mais ainda, quando o projeto é importante para a sociedade, fica sempre uma desconfiança. Sabemos que boa parte do Senado tem um espírito (para ser educado) pouco republicano.

Logo a desconfiança foi adquirindo um ar de conspiração: Sarney, o símbolo maior do que há de mais nefasto na política brasileira, apoiou o projeto como um instrumento contra a candidatura de Jackson Lago ao governo do MA contra a sua filha, a indefectível Roseana. Pretende acionar o TSE para vetar a candidatura Lago. Não podemos duvidar de Sarney. Ele conseguiu que o TSE anulasse a eleição de Lago para o governo do MA. Foi um dos maiores esbulhos da história recente do Brasil. Agora, vai usar esta condenação (que foi um absurdo) como instrumento para impedir que Lago vença novamente nas urnas sua filha (que é apioada entusiasticamente pelo presidente Lula).

Por Marco Antonio Villa

Marco Antonio Villa

Historiador. Professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Carlos. Bacharel e Licenciado em História, Mestre em Sociologia e Doutor em História.
 
Sugestão de pauta:Mônica Araujo. 
Enviado por Eri Santos Castro. 

Um comentário:

Luiza disse...

Mas e daí que ele tenha votado no projeto por esse motivo? isso não faz do Jackson Lago um anjo que tenha sido cassado injustamente como muitos insistem em disseminar por aí. Eu sou contra a mudança verbal no Ficha Limpa, a lei deveria ser aplicada pra quem já foi cassado, deveria ser afastado da vida política por um bom tempo.