Na abertura do Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica nesta segunda-feira, 23, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou que a inserção do Brasil no cenário mundial tem como pré-requisito a formação do povo. “Nesse sentido, a educação profissional é estratégica”, ressaltou.
Segundo o presidente, mais importante do que o número de novas escolas criadas nos últimos sete anos – 96 até agora – é a mudança de paradigma que permitiu a melhoria da qualidade do ensino. Para debater as políticas públicas na área da educação profissional e tecnológica, estudantes, professores e especialistas de 16 países vieram a Brasília participar do fórum.
De acordo com o ministro da Educação, Fernando Haddad, o fórum de educação profissional difere de outras conferências já realizadas porque os participantes vieram a Brasília voluntariamente, ao se inscreverem pela internet. “Todos aqui presentes são militantes da educação, que vieram discutir o que vai ajudar a construir um mundo diferente”, enfatizou. A cerimônia de abertura teve as apresentações do Grupo Tholl Trupe Circense e da Escola de Teatro Bolshoi. O evento acontece ao longo da semana no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. O público estimado é de 15 mil participantes. A programação cultural, gratuita, lista 202 atividades, que vão de oficina de culinária a sessões de cinema e aulas de dança afro. As inscrições podem ser feitas até a próxima quarta-feira, 25, de 9h às 17h, no Centro de Convenções. O evento faz parte das comemorações dos 100 anos de criação das primeiras escolas federais de educação profissional e tecnológica.
A delegação maranhense é coordenada pela professora Fátima Durans, funcionária de carreira da SECTEC-Secretaria de Ciência e Tecnologia do Maranhão.
Governo Federal garante 11 escolas técnicas no Maranhão, mas podemos ter mais 10
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu nesta segunda-feira (23), durante discurso de abertura do Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, que seu governo vai inaugurar até o final do ano que vem 354 novas escolas técnicas. Segundo ele, a conclusão do curso de torneiro mecânica numa escola do Senai lhe garantiu o acesso à Presidência da República.
“Se vocês tiverem algum problema em casa e de motivação e acharem que a vida não vale a pena, lembrem-se que esse presidente deve o fato de ter virado presidente da República a um curso técnico. Por isso, fui o primeiro de dez irmãos a ganhar mais de dez salários mínimos a ter um carro, a ter geladeira, a ter televisão e uma casa”, disse Lula para a platéia de alunos dos cursos técnicos do Brasil e de outros 15 países”, discursou.
Conversei com Alexandre Martins Vidor, coordenador geral de Supervisão da Rede Federal da Secretaria de Educação de Desenvolvimento Profissional e Tecnológica do MEC, sobre as escolas técnicas no Maranhão e ele me garantiu que já foram aprovados três e até o final do mês mais oito. Apesar do prazo de solicitação de novas escolas terem se esgotados no último dia 10, Vidor nos comunicou que o Maranhão pode entregar mais dez solicitações até o final do mês que as mesmas poderão ser liberadas. É isso aí, o professor Waldir Maranhão tem que correr com os projetos, a população agradecerá.
Com Ascom MEC e sites de notícias.
Enviado por Eri Santos Castro
Nenhum comentário:
Postar um comentário