14 de nov. de 2009

Eu quero uma casa no campus


No movimento estudantil maranhense ainda tem gente comprometida com as causas da justiça e liberdade. Parabéns à Thalita. Eis parte de artigo seu publicado no site oficial de UNE.

...Assistência estudantil são programas e projetos desenvolvidos nas IES que tenham como principal objetivo a permanência dos estudantes em seus cursos, tendo como pressupostos ações articuladas com o ensino, a pesquisa e a extensão. Ela está garantida no artigo 205, I, da Constituição Federal, e no artigo 3°, I, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, não devendo ser vista como uma política isolada, mas como um conjunto de ações que traga a discussão do acesso e da democratização da Universidade.

As dificuldades socioeconômicas são as principais causas da evasão dos estudantes universitários, que chega à taxa de 40% ao ano. Além de prejuízos financeiros (impacto de 9% no orçamento das Universidades), a evasão também traz prejuízos sociais de forma dupla: 1) o estudante que evadiu e 2) o estudantes que não conseguiu entrar na Universidade pela reserva de vagas...

* Thalita Martins, é Maranhense, militante da juventude do PTe é diretora de Assistência Estudantil da UNE.
Enviado por Eri santos Castro.

Um comentário:

Ítalo Gustavo disse...

Esse tipo de pauta é urgente e sitetiza bem a luta estudantil. E o pior é que os governantes vão contra isto: privatizam RU´s e demais espaços públicos. Querem fazer das universidades Escolões. Acho que essa eleição apra presidente será paradigmática.
http://notasjudiciosas.wordpress.com/