Principais

19 de abr. de 2013

Prefeitura certifica jovens no projeto “Guardiões da vida”

Sessenta e nove jovens concludentes do projeto “Guardiões da Vida”, desenvolvido pelas secretarias da Criança e Assistência Social (Semcas) e de Segurança com Cidadania (Semusc) através da Defesa Civil, receberam certificados de conclusão nesta quinta-feira, 18, em solenidade realizada no auditório Reis Perdigão. O projeto teve início no ano passado e foi retomado a partir do mês de fevereiro por determinação do prefeito Edivaldo Holanda Júnior.

“Estamos fechando uma etapa. A partir de toda a vivência e experiência acumuladas acredito que muitas outras oportunidades começam a se abrir”, comentou a titular da Semcas, Deborah Baesse, na solenidade de entrega dos certificados.

Desenvolvido no período de julho de 2012 a março de 2013, o projeto deu oportunidade a jovens da faixa etária entre 16 e 18 anos desenvolverem ações a partir do diagnóstico de problemas da comunidade. Através de termo de cooperação técnica firmado entre Semcas e a Semusc foram assegurados recursos para o pagamento da bolsa incentivo no valor mensal de 1/3 do salário mínimo aos participantes.

“Fizemos o pagamento de todo o atrasado de 2012 e estamos trabalhando e processando para encerrar as pendências deste ano. Estamos encerrando esta etapa, honrando o compromisso que a Prefeitura assumiu como poder público. No momento em que alguém afirma que uma bolsa será paga, assume um compromisso. A determinação do prefeito é honrar cada compromisso assumido”, explicou Deborah Baesse.

Para a titular da Semcas, o “Guardiões de Vida” é um exemplo de projeto implementado que carecia apenas de pequena arrumação. Dos 69 jovens, 26 foram arregimentados junto à Secretaria de Segurança com Cidadania e 43 adolescentes divididos nos centros de referência e Assistência Social dos bairros da Liberdade, Vila Bacanga e João de Deus. A prioridade foi para os jovens cadastrados no programa Projovem.

Através das coordenações dos CRAs e equipes técnicas, formada por assistentes e educadores sociais, o projeto buscou dar orientações sociais e pedagógicas com ações que possibilitaram transmitir para a sociedade o lado positivo de comunidades antes conhecidas apenas pela vulnerabilidade social. Cada CRAs desenvolveu atividades com temas variados como lixo, reciclagem, consciência ecológica, drogas, Ilusão e realidade, gravidez na adolescência, combate a violência doméstica com ênfase no alcoolismo.

Na avaliação da coordenadora de inclusão produtiva da Semcas, Maria do Carmo, essas experiências contribuíram para o fortalecimento de laços familiares e comunitários dos jovens. Baseado na metodologia de capacitação teórico-prático, o projeto “Guardiões de vida” tem carga horária de 360 horas, dividida em encontros temáticos, pesquisa, dramatização de temas da comunidade com atuação dos jovens.

Da Secom.
Enviado por Eri Santos Castro.
Compartilhe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários serão lidos e publicados pelo moderador, obrigado.