Uma abordagem das possibilidades de vitória da candidatura de Washington Luís Prefeito de São Luís tendo como farol os seus movimentos e uma pesquisa qualitativa.
1-Os partidos, vereadores e lideranças diversas que apoiam Washington Luís Prefeito de São Luís serão anunciados no início de Junho, quando da convocação das convenções.
Washington Luís está num movimento silencioso de consolidação da sua candidatura. A tarefa principal deste período, que antecede às convenções, é a escalação e definição do seu time. Já são 14 partidos confirmados na sua coligação (militância, lideranças, tempo de TV...) dos 23 habilitados pelo TRE, em São Luís, podendo chegar a 17. São 11 vereadores que já estão fechados em torno da candidatura WL, podendo chegar a 13, do total de 21.
Também estão fechados com as proposições da candidatura WL centenas de suplentes de vereadores e lideranças dos movimentos sociais ( juventude, sindical, negros, mulheres...), religiosas e comunitárias . Tudo isso será coroado na convocação das convenções partidárias, logo nos primeiros dias de junho.
2- O significado do apoio do ex-governador José Reinaldo a Castelo.
Não há passos secretos no território da política. O apoio do ex-governador José Reinaldo à candidatura de Castelo expõe uma preocupação com os movimentos de Washington Luís, rumo, primeiramente, a consolidação da sua candidatura. O ex-governador sabe que tanto o ex-prefeito Tadeu Palácio quanto o deputado federal Edvaldo Holanda Jr irão emagrecer politicamente, por falta de apoios e de estruturas partidárias.
Ademais, nenhum dos dois abrirá mão da sua candidatura a favor do outro. Daí, ser provável a passagem de Washington Luís para o 2º turno com pouco menos de 30% dos votos válidos, uma vez que Tadeu Palácio, Edvaldo Holanda Jr, Roberto Rocha, Horoldo Saboia e Marco Silva juntos podem ter pouco menos de 40% dos mesmos votos válidos.
3- O fator PT, Lula e Dilma na campanha Washington Luís Prefeito de São Luís fará a diferença.
Indubitavelmnte as campanhas municipais, principalmente nas capitais, serão nacionalizadas. Não só pelos programas sociais, mas pelo ataque aos juros e as diversas acertivas do governo Dilma. O PT terá uma forte influência nesses processos eleitorias. Lula, Dilma e demais lideranças do PT farão campanha ostensiva para Washington Luís, seja na mídia eletrônica, mala-direta, outros materias impressos e presença física.
Quem duvida que essas questões farão a diferença da campanha em São Luís? Somente essas ações podem representar a adesão entre 10 a 15% dos eleitores da capital para a candidatura Washigton Luís.
A 'Caixa de Pandora' da candidatura de Washington Luís é transformar em ação uma vontade expressa por 67% dos eleitores de São Luís, quando admitem votar em uma candidatura do PT apoiada pela presidenta Dilma e pelo ex-presidente Lula. Assim como na mitologia grega, será a partir da abertura dessa caixa que a candidatura de Washington Luís poderá melhorar a sua condição, não temendo o enfrentamento das adversidades, uma vez que não há facilidades na política.
4- Absorver o apoio dos aliados e governar com todos sem medo de ser feliz.
O saudoso ex-prefeito e ex-governador Jackson Lago, em 2000, não criou dificuldades para receber o apoio da então governadora Roseana Sarney para a sua candidatura a prefeito de São Luís. Inclusive, como era natural, os dois comemoraram juntos a vitória. Em 2012, Washington Luís também recebe o apoio da governadora Roseana Sarney. Alguém duvida que esta força representa a incorporação de 10 a 15% dos eleitores da capital?
Portanto, nestes tempos de 400 anos de São Luís quem tem mais condições de tirar a cidade do caos? João Castelo sozinho ou Washington Luís Prefeito em parceria afinada com os governos Federal e estadual? Washington Luís com Dilma e Roseana pode muito mais.
5- Washington Luís e a mística do sujeito desejante.
Nenhum vento é favorável para quem não tem destino. Washington Luís incorporou a sua candidatura a Prefeito de São Luís como quem aceita uma das mais honrosas missões da sua existência. Sou testemunha da sua abguinação, não descançando mais de 4h por dia. São dezenas de reuniões todos os dias, nos últimos quatro meses. Está determinado em imprimir o 'MODO PETISTA DE GOVERNAR', na capital maranhense, com a responsabilidade de um cirurgião, a habilidade de um artesão e Inventibilidade de um poeta.
Nossos adversários falam que a candidatura de Washington Luís ainda não tem dois dígitos, ou seja: não pontua acima de 9%. Não faz mal, o crescimento é processual, gradual e será como uma onda literalmente. Para termos um exemplo recente, reportemo-nos para as eleições de 2008, aqui mesmo em São Luís, onde Flávio Dino só veio a pontuar, dois dígitos, somente depois de 30 dias após a exposição, no horário eleitoral, no mês de agosto. O resto da história todos sabemos, quando por um triz ele não ganhou às eleiçoes, no segundo turno, com o apoio do grupo de Washington Luís, no PT.
6- Washington Luís conversando com São Luís
Dialogar com a cidade, percebendo as suas angústias, seus medos, suas frustações, assim como incorporar seus amores, seus sonhos e sua magnitude. Assim deverá ser um projeto transformador de Sao Luís, com a edição local do PROGRAMA DE GOVERNO PARTICIPATIVO, colentando a vontade da população nas feiras, praças, terminais de integrações e concomitantemente o trabalho de uma equipe de notáveis, que terá a missão de sistematizar essas proposições.
O ponto alto será o Congresso da Cidade, onde transformaremos a praça Deodoro, o coração de São Luís, em um auditório aberto, no dia 20 de junho.
A utilização de ferramentas modernas tem aprimorado a democracia direta. Assim sendo, no dia 11 de junho estaremos inaugurando o GABINETE DIGITAL DA CANDIDATURA WASHINGTON LUÍS PREFEITO DE SÃO LUÍS. Uma ferramenta que aproximará o candidato do cidadão (ã) e ao mesmo tempo, irá organizar o exército de voluntários da campanha, a partir dos bairros e setoriais (mulheres, negros, juventude, evangêlicos, católicos, religião afro-brasileira, LGBTTTs...), elaborar a agenda corporativa, disponibilizar as notícias da campanha, o Modo Petista de Governar, Rádio 13, TV 13...
O trabalho do exército de voluntários será decisivo nestas eleições. Um coletivo ordenado, , sem cabos, chefes ou patrões.Um coletivo de iguais que denominaremos de Brigadas Vermelhas. Teremos ações para a distribuição do Jornal do 13, aos filiados dos nossos partidos coligados, mobilização do Programa de Governo Participativo e a convocação das nossas convenções partidárias. Essa é uam agenda propositiva até o final de junho. Do contrário, nada será diferente da mesmice!
Enviado por Eri Santos Castro.
Compartilhe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários serão lidos e publicados pelo moderador, obrigado.