Valmir Santos presente!
Eu era diretor do DCE-UFMA e depois vice-presidente-norte da UNE quando convivi com Valmir Santos. Éramos da corrente Caminhando do movimento estudantil e no PT, acreditávamos que se tratava de um partido de massas e por isso construíamos um partido de quadros ( na concepção leninista da luta pelo socialismo), o PRC-Partido Revolucioário Comunista, junto com Chico Mendes (AC), Tarso Genro RS), Marcos Rolim (RS), Marina Silva (AC), Ozeas Duarte (CE), José Genoino (SP), Fernando Hadad (SP), Juliano Corbellini (RS), Cláudio langone (RS), José Nobre Guimarães (CE), Ronald Oliveira (MG) e tantos outros companheiros (as). Aqui no Maranhão, o nosso núcleo era formado também por Isael Gomes (Químico), Pedro Dualibe (Advogado), Wal Oliveira (Jornalista) e Augusto Lobato (atual vice-presidente do PT).
Ontem à tarde, soube do falecimento de Valmir. Márcio Jerry, que na época junto com Flávio Dino, era da corrente Articulação, também do PT, deu-me a notícia, com a voz embargada.
Inexorável ditadura biológica que declara finitude a tudo. Fica gravado na minha retina um encontro de Valmir com o então deputado Genuíno, em São Paulo. Eu o acompanhava e ele me apresentou Genuíno. A conversa durou mais de duas horas sobre o Brasil e o papel do movimento estudantil nesse processo. Isso aconteceu em 1988. Que Deus nos abençoe e conforte Valmir com luz e paz, assim como a sua família e amigos (as). A sua esperança, os seus sonhos e a sua solidariedade foram plantadas em toda uma geração. Veja nota Da UNE e da Universidade federal do Pará:
Nota da UNE
É com grande tristeza
que registramos a morte do companheiro Valmir
Bispo dos Santos, ativista cultural, historiador,
ex-presidente do DCE-UFPA e ex-presidente da UNE, foi Superintendente da
Fundação Curro Velho e atualmente era Coordenador do Núcleo de Cultura e Arte
da UEPA. Foi uma grande liderança do movimento estudantil na década de 80, nas
lutas pelo fim da ditadura militar e pela conquista da meia-passagem. Teve uma
vida pautada pelas grandes lutas de seu tempo, não se eximindo de nenhuma
delas, dedicou-a a construção de uma sociedade plural, livre e mais fraterna.
Descanse em paz
companheiro Valmir, seu espírito inquieto, ousado e solidário estará sempre
presente na nossa memória!
Nota da universidade Federal do Pará
A Universidade do Estado do Pará (Uepa), em nota divulgada na tarde desta quinta-feira (19), lamenta o falecimento do diretor de seu Núcleo de Arte e Cultura (NAC), Valmir Bispo Santos, 50 anos, e presta condolências a seus familiares, amigos e colegas de profissão. Em função do ocorrido, o expediente na Reitoria da Uepa nesta quinta-feira foi encerrado às 14h.
Antes de assumir a direção do NAC, Valmir Bispo foi superintendente da Fundação Curro Velho, diretor do Bosque Rodrigues Alves e presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE).
O corpo de Valmir Bispo será velado no prédio do Centur (Centro Turístico e Cultural) e sepultado nesta sexta-feira (20), no cemitério de Santa Izabel, no bairro do Guamá.
O Núcleo de Formação Indígena, que realizava até hoje a Celebração do Dia do Índio na Uepa, cancelou a programação, que contava com grande participação do NAC.
Repercusões do falecimento de Valmir
"Meus sentimentos à família de Valmir Bispo dos Santos, Dr Valdir e esposa, e aos irmãos, Vardirzinho, Valcir, Vãnia e Joyce. Forte abraço!! (sic)", disse a ex-governadora Ana Júlia Carepa, no Twitter.
O deputado federal Claudio Puty também se manifestou no microblog: "Perda do Valmir Bispo, ex-presidente da UNE é uma tragédia para todos que conviveram com sua generosa, dedicada, iluminada figura (sic)"
@tiao_viana. Nosso amigo Valmir Santos ex-DCE-UFPa faleceu hoje em Belem. Muito triste, disse o governador do Acre Tião Viana.
Enviado por Eri Santos Castro.
Compartilhe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários serão lidos e publicados pelo moderador, obrigado.