ALANA vs CONAR
Reproduzido do blog Consumismo e Infância http://consumismoeinfancia.com/do Projeto Criança e Consumodo Instituto Alana.
“Vale a fantasia de trocarmos o nome Instituto por outro mais característico – a bruxa Alana, que odeia criancinhas.” Essa frase resume a falta de seriedade e de compromisso do Conar com a ética e com a sociedade brasileira. Ela consta noparecerdo conselheiro Enio Basílio Rodrigues sobre denúnciaque o Projeto Criança e Consumo fez à entidade contra uma campanha do McDonald´s durante o trailer da animação infantil Rio.
A representação enviada ao Conar teve como base argumentos jurídicos, científicos e políticos para questionar a publicidade do McLanche Feliz com brindes do filme Rio, que falava diretamente com crianças menores de 12 anos. Ainda mostrava como a empresa feria seu próprio código de ética e o acordo de autorregulamentaçãofirmado junto à Abia (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos) e à ABA (Associação Brasileiras dos Anunciantes), em 2010.
Segundo esse acordo, o McDonald´s não poderia anunciar nada, nenhum tipo de produto, para crianças menores de seis anos. Acontece que o filme Rio tinha classificação indicativa livre e milhares de meninos e meninas pequenos foram impactados pela campanha. Vale lembrar que a tal publicidade chamava mais atenção dos brinquedos com personagens do filme do que do produto em si, induzindo a criança a querer o McLanche para ter os brindes.
Enviado por Eri Santos Castro.
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