Principais

27 de jun. de 2011

"Uma verdade mil vezes ocultada era apenas uma mentira"

...Aqui no Brasil, um único jornalista decidiu romper o pacto de silêncio. Foi Palmério Doria, editor da revista Caros Amigos, que, em 2000, publicou a capa: “Por que a Imprensa esconde o filho de oito anos de FHC com a repórter da Globo?”. Grande repórter, Doria é autor do livro “Honoráveis Bandidos”, sobre o clã Sarney, que, recentemente, esteve entre os mais vendidos do País.

Para escrever sua reportagem, Doria resolveu procurar os diretores de redação de várias publicações. Otávio Frias Filho, da Folha, disse que o jornal “não publica assuntos de ordem afetiva enquanto pelo menos uma das partes não se manifestar”. A Editora Abril, por sua vez, se recusou a vender a foto que possuía de Miriam Dutra. Mario Sergio Conti, diretor de Veja, disse o seguinte, aos berros, ao jornalista: “Eu não sou da sua laia; leve a sua calhordice até o fim”. Augusto Nunes, então na Zero Hora, falou a verdade: disse que todos os jornais tinham a história e que, se um desse, todos dariam. Aluizio Maranhão, do Estadão, afirmou que não havia provas e que, portanto, o jornal não tinha nenhuma matéria na gaveta. Hélio Campos Mello, da Istoé, utilizou o mesmo argumento.

Mesmo depois da publicação da reportagem de Caros Amigos, o caso não foi repercutido por nenhum outro veículo de comunicação. Enquanto isso, pelo menos um grande lobista de Brasília, ligado à família da jornalista, aproveitou o sigilo em torno do caso para realizar grandes negócios no mandarinato tucano.

E agora, de repente, descobre-se que todos foram feitos de idiotas: o próprio FHC, os barões da imprensa que preservaram o caso e os jornalistas que se autocensuraram. Goebbels dizia que uma mentira mil vezes repetida se torna verdade. No Brasil, descobre-se que uma verdade mil vezes ocultada era apenas uma mentira.
 
Por Leonardo Attuch, do Brasil 247:
Enviado por Eri Santos Castro.
Compartilhe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários serão lidos e publicados pelo moderador, obrigado.