Atual vice-governador da Bahia vai integrar a chapa do
hoje principal adversário do governador petista
Paixão Barbosa, de A TARDE:O deputado federal e ex-ministro da Integração Nacional Geddel Vieira Lima (PMDB) fechou ontem sua chapa para a eleição de outubro deste ano, ontem, com os nomes de Edmundo Pereira (PMDB) para a vaga de vice e de Edvaldo Brito (PTB) para o Senado, ao lado do senador César Borges (PR), que tentará a reeleição.
Nenhuma surpresa, não fosse um detalhe: o candidato a vice na chapa de Geddel, Edmundo Pereira, já é vice-governador, mas de seu principal adversário na disputa, o atual governador, Jaques Wagner, que tentará a reeleição pelo PT.
Indicado para vice do petista por Geddel na eleição de 2006, Pereira marcou sua passagem pelo governo do estado pela discrição, conquistando a tal ponto a confiança de Wagner que, quando houve o rompimento do petista com o PMDB, o governador continuou a chamá-lo de "irmão".
Político de grande liderança no sudoeste baiano, Pereira foi prefeito do município de Brumado e elegeu sua mulher, Marizete Pereira, deputada estadual. Com muito um jogo de cintura, conseguiu manter-se fiel a Geddel Vieira Lima sem perder a amizade e as boas relações com o governador, apesar do alto nível de atrito entre as duas lideranças políticas.
Daí talvez ele tenha conseguido ser um caso único na história política do Brasil — da Bahia, com certeza — ao passar de vice-governador a candidato a vice-governador de um candidato adversário.
Enviado por Eri Santos Castro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários serão lidos e publicados pelo moderador, obrigado.