Principais

22 de mar. de 2010

Baixada maranhense: de Pinheiro a Cajari


Por Robert Lobato.
Enviado por Eri Santos Castro.
Ferry Boat: travessia Boqueirão/Cujupe
Ferry Boat: travessia Boqueirão/Cujupe

Cheguei na sexta-feira, 19, na cidade de Pinheiro para participar do II Enblog (Encontro de Blogueiros e Mídias Livres do Maranhão).
Pegamos o Ferry-Boat às 17h, atravessamos o legendário Boqueirão, baía de São Marcos, e desembarcamos no cais do Cujupe já no início da noite.
Durante a travesseia muita conversa sobre as perspectivas do II Enblog e, claro, muita política, sobretudo em relação ao Encontro Estadual do PT que irá deliberar sobre a tática eleitoral do partido aqui no Maranhão: Flávio Dino ou Roseana Sarney? Eis a questão!
Vista do Boqueira (baía de São Marcos)
Vista do Boqueirão (baía de São Marcos)
O II ENBLOG
Encontro foi muito bom, além de bem representativo, contando com a presença de vários blogueiros de praticamente todas as regiões do Maranhão.
Edison Vidigal durante palestra no II Enblog
 Edison Vidigal durante do II Enblog

A abertura do evento contou com a participação do ex-ministro e pré-candidato ao Senado Edson Vidigal e do deputado federal Roberto Rocha, os dois líderes oposicionistas manifestaram palavras de apoio aos movimentos dos blogueiros e colocaram-se a disposição para os encontros futuros.
Dep. Roberto Rocha após falar ao II Enblog
Dep. Roberto Rocha após falar ao II Enblog
Outro momento importante do II Enblog foi a palestra do historiador Wagner Cabral (foto abaixo). Estudioso de comportamentos na comunicação, Cabral demonstrou a capacidade de ampliação infinita dos blogs e os benefícios de interligação entre os povos. Sem esquecer que o professor passou há pouco tempo pelo processo de perseguição da mídia oficial por provar que a pesquisa divulgada era simplesmente mentirosa.
Prof. Wagner Cabral: combate ao monopólio
Imagens de Pinheiro
Após o encontro, realizado no auditório do colégio Pinheirense, fomos tratar de curtir um momento lúdico, pois ninguém é de ferro. À beira do rio Pericumã, reuniram-se velhos e novos amigos. Uma mesa com vários blogueiros, jornalistas, lideranças políticas, tais como: Eri Castro, Ricardo Santos, Felipe Klamt, Thiago Tavares, Stuart Jr e Jonatas, ambos de São Mateus, Almir Bruno, o assessor da Presidência da Assembleia César Soares, o empresário Sinval Moreira, o petista Marcio Jardim, o presidente do PT de Pinheiro Felipe Sodré, entre outros.
Baixadeiras exibem a sua beleza
Baixadeiras exibem a sua beleza

Hospital, presídio ou nenhum e nem outro?
As imagens abaixo é da área onde inicialmente o governo do estado planejava construir um presídio de segurança máxima, na cidade de Pinheiro.
Como a população pinheirense prostestou bravamente contra a ideia de construir um presídio na área urbana da cidade, anunciaram que no local seria construído então um hospital, aquele do convênio assinado no governo Jackso Lago, mas que teve os recursos foram confiscados assim que Roseana foi empossada.
Ocorre que não existe qualquer indicação do que será construído no local, pois as placas publicitárias, tão apreciadas pelo atual governo, foram retiradas, conforme mostram as fotos.
 
Enquanto em Cajari…
Saimos de Pinheiro na manhã de domingo rumo ao município de Cajari para cobrir uma reunião precursora sobre o Projeto de Perenização das Águas Doces da Baixada Ocidental, que subsidiará uma audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa. Este blogueiro, o colega Ricardo Santos, professor Bordalo, César Soares e o deputado Marcelo Tavares, um dos palestrantes da reunião.
Realizada no Salão Paroquial da igreja matriz de Cajari, a reunião visou discutir os benefícios que o projeto de perenização trará para a região, e no caso específico de Cajari, a construção da barragem no leito do rio Maracu a 800 metros abaixo da cidade.
O professor Bordalo afirmou que o projeto está sendo mal entendido pela população, e que na verdade ele trará muitos benefícios para os moradores e para todos os municípios da região.
“Esse era um dos grandes projetos do governo Jackson Lago, mas por falta de maiores informações costuma ser mal compreendido pela comunidade, daí a importância de reuniões como estas”, afirmou Bodalo.
Já o deputado Marcelo Tavares se manifestou da seguinte forma sobre o projeto: “Esse projeto é muito importante para toda a região da baixada e precisa ser bem discutido com a população para que se saiba as vantagens e desvantagens dele. Se for necessário trarei o legislativo maranhense até Cajari para discutimos o assunto através de audiência pública”.
 Deputado Marcelo Tavares fala aos cajarienses sobre o projeto de perenização

Prof. Bordalo: benefícios do projeto para a região
Prof. Bordalo: benefícios do projeto para a região

Cajari e o governo estadual
As fotos abaixo mostra duas “obras” do governo estadual na cidade de Cajari. A primeira diz respeito à estrada que dá acesso à cidade a partir da MA 014, que segundo informações teria havido a dispensa de licitação para a sua pavimentação, mas pelos fotos podemos atestar que o asfalto passou foi longe da estrada.
Estrada de acesso à Cajari: dispensa de licitação, mas continua sem asfalto
Estrada de acesso à Cajari: dispensa de licitação, mas continua sem asfalto
Na segunda foto, abaixo, vemos o que Ricardo Murad assegura que será um dos seus 74 hospitais. A placa diz que a Unidade de Saúde deverá ser constrída em 270 dias, mas não foi possível sabermos há quanto tempo a obra está em andamento. Com a palavra a construtora JNS Canaã Construções e Paisagismo e a secretaria de Saúde.
Hospital de Ricardo Murad: sará se sai?
Hospital de Ricardo Murad: sará se sai?

parte interna do que poderá ser o hospital de Cajari
 Parte interna do que poderá ser o hospital de Cajari

E para encerrar, foto do ilustre pinheirense Eri Castro, um dos organizadores do II Enblog, esperando seu voo na sala “VIP” do aeroporto “internacional” de Pinheiro:
















3 comentários:

  1. Ou talvez, Jackson tenha prometido mundos e fundos como escolas, hospitais, estradas e pontes, que não saíram nem do papel. aí ele deixa os cofres do governo zerados e a atual gestão não teve como retomar todos os projetos em andamento ou esses que nem foram inciados por falta de verba.

    Angela Matias

    ResponderExcluir
  2. é fácil apontar um defeito, sendo que o problema desse hospital é culpa quase que exclusiva de Jackson. Roseana só está há onze meses no governo. Ela já fez muita coisa, mas não deu pra resolver todos os problemas deixados por Jackson.

    Luiza

    ResponderExcluir
  3. Tenho até vergonha de olhar o comentário de Luiza... dizer que a "vice" Roseana só está a 11 meses... já esqueceu os 40 anos de desmando no Estado.

    Jackson em 2 anos de governo fez o q a "vice" Roseana não fez a décadas.

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão lidos e publicados pelo moderador, obrigado.