Falei ainda pouco com o deputado Julião Amim (PDT) e ele informou que a direção do partido nacional decidiu ontem (14)pedir na Justiça o mandato de políticos que deixaram a legenda. A executiva nacional divulgou ontem (14) uma circular orientando os dirigentes regionais a proceder nos casos de desfiliação partidária.
No documento, assinado pelo presidente nacional da legenda, deputado federal Vieira da Cunha (RS), o partido instrui os diretórios para requerer a decretação de perda de mandato, no prazo de 30 dias, contados a partir da desfiliação sem justa causa.
No caso de vereadores, deputados estaduais, prefeitos e governadores, o partido irá recorrer aos Tribunais Regionais Eleitorais, e no caso de mandatos federais, ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Na circular, Cunha diz que "a fidelidade partidária é princípio defendido pelo partido desde a sua fundação", e destaca que não haverá condescendência.
O fim do prazo de filiação para quem pretende se candidatar nas eleições de 2010 provocou um troca-troca partidário no Congresso Nacional. Só do PDT três deputados mudaram de legenda: Davi Alves Silva Júnior (MA) foi para o PR; Sérgio Brito (BA), que está licenciado do cargo, foi para o PSC; e Severiano Alves (BA), para o PMDB.
Sugestão de pauta Mávio Rocha.
Com a Folha Online.
Enviado por Eri Santos Castro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários serão lidos e publicados pelo moderador, obrigado.