Principais

17 de mai. de 2009

Caleidoscópio 13- Internotas

Com a Folha, Estadão, JB, Gazeta maecantil e Correio Brasiliense
Lula responde a Sarney
“Eu até agora não sei o que está por trás disso. Possivelmente alguns que assinaram estavam querendo tirar das suas costas todo esse debate que a imprensa está fazendo sobre o Senado. Outros, possivelmente, estejam preocupados com o processo eleitoral de 2010. Eu, francamente, estou preocupado em governar o Brasil e vou me dedicar a isso”, declarou o presidente.”

Crise do PSDB gaúcho enfraquece discurso ético de Serra
A crise envolvendo denúncias de caixa 2 na campanha que elegeu Yeda Crusius para o governo gaúcho enfraquece a reedição de um discurso ético do PSDB nas eleições presidenciais de 2010. A crise local pode ter um "estrago maior nacional". O Estado foi um colégio eleitoral forte para o (Geraldo) Alckmin em 2006 e a crise pode ser um empecilho para o (José) Serra.

Veja tenta salvar discurso ético de Serra 'matando' governadora gaúcha
A revista Veja, que é tucana, tenta salvar Serra matando Yeda Crusius.Uma reportagem da revista Veja divulgou suposta gravação de diálogos sobre irregularidades entre o ex-coordenador da campanha de Yeda, Marcelo Cavalcante, e o empresário Lair Ferst - este envolvido em um suposto esquema de fraudes no Detran do Estado. A governadora teria usado dinheiro doado à campanha na compra de sua casa. Yeda, que enfrenta o risco de uma CPI na Assembléia gaúcha, foi a Brasília na semana passada tentar convencer aliados de sua inocência.

Serra fecha com PMDB Gaúcho, para alívio de Tarso
Agora, às vésperas de 2010, Lula costura de novo para o centro. O governador José Serra faz o mesmo. Serra limou Yeda Crucius de sua coalizão. A Veja já fez duas reportagens seguidas prevendo a hecatombe da tucana gaúcha. O PSDB já deve ter fechado acordo com José Fogaça, do PMDB, para apoiá-lo como candidato a governador em 2010, em troca de apoio para presidente.
PMDB não é partido, é uma espécie de banca de jogo de bicho
Em alguns Estados PMDB e PT já estão em palanque opostos, em outros, PSDB briga com o PMDB, tudo indica que o PMDB vai de novo esfacelar-se para recompor (boquinha) ao Presidente eleito, seja ele [ela] quem for. O mais do mesmo!
Ritmo de aventura
Aposta-se no Rio que Lindberg Farias, candidato ao governo fluminense, está com um pé dentro do PDT. Com o canal fechado no PT, que apoia a reeleição do peemedebista Sérgio Cabral, o atual prefeito de Nova Iguaçu parte para uma empreitada de alto risco.
Petrobras dá 1º passo para nova refinaria
O governo do Maranhão e a Petrobras assinaram na sexta-feira um protocolo de intenções para a construção de uma refinaria com capacidade de processar 600 barris diário de petróleo. A unidade será construída no município de Bacabeira, a 60 quilômetros de São Luís. A refinaria será a maior da América Latina e vai custar cerca de US$ 20 bilhões. A previsão de entrada em operação é para 2013. O protocolo de intenções é o primeiro passo para viabilizar a construção da refinaria. O documento antecede a assinatura do termo de compromisso, que marca o início das obras e deverá ser firmado em até 120 dias.
A ameaça do apagão científico
É CADA VEZ MAIOR O RISCO de um apagão científico-tecnológico no país. Conforme expôs reportagem publicada ontem pelo Jornal do Brasil, estudos que seriam a chave para a virada do desenvolvimento nacional – como os projetos voltados para a camada pré-sal e os do trem de levitação magnética do Rio – estão ameaçados de não saírem do papel, devido a mudanças impostas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), no ano passado, sobre a forma de atuação das fundações de apoio às universidades federais.
São grandes as possibilidades de Senadores do Dem e do PSDB não se reelegerem
Senadores de PSDB e DEM veem riscos de não reeleição no Norte e no Nordeste, regiões onde Lula é mais bem avaliadoNo lugar de atacar políticas do governo Lula, a ordem é tentar "recontar a história" de ações sociais de FHC que culminaram no Bolsa FamíliaDiante de um cenário de reeleição incerto em 2010, os principais expoentes de PSDB e DEM no Senado passaram a moderar as críticas pessoais ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e aos programas sociais do governo, sobretudo em discursos e entrevistas em suas bases.A cautela é maior entre os políticos do Norte e do Nordeste, onde Lula ultrapassa 70% de aprovação.
Dois fatos recentes acenderam a luz amarela: a virulência com que os lulistas se voltaram contra Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) por críticas ao Bolsa Família e o tom exaltado da propaganda do PPS sobre as mexidas na poupança.O PSDB contratou o Instituto Análise para fazer pesquisas mensais com o eleitor sobre o governo. Os resultados mostram que a imagem pessoal positiva do presidente é o grande lastro da aprovação ao governo; e a paternidade dos programas sociais é totalmente atribuída à gestão petista. A ordem, a partir daí, é não centrar a crítica em Lula e tentar "recontar a história" das políticas sociais que desaguaram no Bolsa Família.A diretriz foi pautada pelos elogios do presidente do PSDB, Sérgio Guerra (PE), um dos que correm risco de não se reeleger, em seminário do partido na semana passada, em João Pessoa."Não venham dizer que somos.
Brasil e China tudo a ver
Por que Lula vai à China? Porque descobriu, surpreso, que é ela a nova catapulta a impulsionar a economia verde-amarela. Lula agora está piamente convencido de que a China - puxando o comboio asiático - deve se consolidar por muito tempo como o eldorado das exportações brasileiras. E a impressão não é gratuita. O comércio entre os dois países foi promovido à condição de primeiro lugar na balança nacional. A China é o mercado que mais cresce para o Brasil, em volume e em diversidade de pauta.
O plano B para enfrentar a CPI 'PTbras'
Se nada mais surtir efeito para desidratar a CPI da Petrobras, cuja abertura no Senado o governo não conseguiu evitar, os petistas têm um plano: transformá-la numa comissão mista, ou, se isso não for possível, instalar uma CPI na Câmara paralela à do Senado.
PMDB dá aval para criar CPI, mas tem poder para esvaziar trabalhos
Apesar de dar aval ao PSDB para abrir a CPI da Petrobras no Senado, o PMDB deverá ter cautela nas investigações da estatal. O PMDB é, ao lado do PT, o partido que mais detém cargos na diretoria da empresa. A CPI, prevista para iniciar nesta semana, pode ser esvaziada pelos pemedebistas, que têm maioria na Casa.
O aval dado pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), ao PSDB para investigar a estatal foi interpretado por governistas como um recado ao governo federal, para cobrar maior participação política não só na Petrobras, mas também em outras estatais, como a Infraero. Aliados, entretanto, ressaltam que a aproximação entre pemedebistas e tucanos tende a ser momentânea, sob risco de a investigação atingir o PMDB.
Brasil rifa o Cristovam Buarque para a Unesco e apoia egípcio
O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, disse ontem que o governo foi coerente ao defender a candidatura do egípcio Farouk Hosny para diretor-geral da Unesco, órgão da ONU para educação, ciência e cultura, deixando de apoiar os brasileiros Márcio Barbosa, diretor-adjunto da organização, e o senador Cristovam Buarque (PDT-DF).
MÚSICA porque ninguém é de ferro
Só lazerNelson Freire decidiu tirar três meses de férias em 2009, algo inédito na carreira iniciada há 60 anos, em sua cidade natal, Boa Esperança (MG). "De outubro a dezembro viverei período sabático", garante. O pianista voltou na quinta-feira 14 de uma série de concertos nos EUA e na Europa. Lá fora, a crise não afetou a música clássica. Além de salas cheias, diz, cidades como Berlim têm hoje oito orquestras formadas.
Ataulfo Alves e sua música
Se vivo fosse, Ataulfo Alves teria feito 100 anos no dia 2 de maio. O compositor mineiro que achava que "Amélia é que era mulher de verdade" ainda é vivo na memória dos brasileiros. No gênero samba urbano, nos últimos cinco anos, suas músicas estão entre as mais tocadas em shows, emissoras de tevê e rádio, etc. Ai que saudades da Amélia, Na cadência do samba e Leva meu samba foram as mais executadas, diz o Ecad.
GRIPE SUÍNA causa prejuízo de UU$ 2,3 trilhões ao PIB mundial
A gripe suína será a responsável pelo prejuízo de mais de UU$ 2,3 trilões no PIB mundial do turismo. E pra piorar a situação, em meio aos estragos do vírus A (H1N1), a temporada da gripe clássica se aproxima (de junho a agosto).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários serão lidos e publicados pelo moderador, obrigado.